Elementos do Clima

Quais são os elementos do clima?
I) A Umidade do Ar
II) Pressão Atmosférica
III) Temperatura
IV) Precipitação
V) Vento

A Umidade do Ar

A umidade relativa do ar é a quantia de vapor de água presente na atmosfera, que pode ser representada tanto em g/m³ como também em %. Na segunda medida, a porcentagem de umidade do ar é sobre a relação da quantidade de gramas de vapor água num metro cúbico de ar com a capacidade máxima do mesmo. Por exemplo: se num metro cúbico de ar conter 8 gramas de vapor de água e sua capacidade máxima for de 10 g/m³ , então a porcentagem da umidade relativa do ar seria de 80%.


A umidade relativa do ar está diretamente ligada a temperatura, visto que , por exemplo, no inverno a umidade do ar é bem baixa deixando “aquela sensação de ar seco”. Já no verão, ocorre o oposto, a umidade relativa do ar normalmente está alta, causando então ( quando chega nos 100% ) as famosas chuvas de verão que ocorrem antes de uma grande sensação de ‘abafamento’. Vale a pena citar, que independente de muitas outras variáveis, quando a umidade relativa do ar chegar à 100% e assim, não couber mais vapor de água na atmosfera, resultará em chuva.

Pressão Atmosférica
A pressão atmosférica é a força que o ar exerce na superfície, e pode ser medida tanto em hectopascal (hp) como em milibar (mb). O valor normal da pressão atmosférica é de 1013 mb, porém esse valor pode ser facilmente modificado pela influencia em dois principais elementos : a altitude e a temperatura.

A altitude influi no seguinte modo: a pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude porque, quanto mais alto, menor quantidade de ar e assim, menor pressão. E a temperatura influi deste modo: a temperatura pode influenciar tanto esquentando ou resfriando o ar, se for o primeiro caso, o ar ficara quente e assim mais leve e tenderá a subir, diminuindo assim a pressão; já se for o segundo caso, o ar ficaria frio e desceria, aumentando a pressão.

Temperatura
A temperatura é a quantidade de calor da atmosfera em determinado lugar, podendo variar por causa de vários fatores como a latitude e a altitude, por exemplo.

A latitude age da seguinte forma: quanto maior for a latitude, ou seja, quanto mais próximo estiver dos pólos, menor será a temperatura do ar atmosférico.

Já a altitude influi assim: em relação ao nível do mar, quanto mais alto for, menor será a temperatura já que o aquecimento da atmosfera se faz por irradiação.
"A altitude exerce grande influência sobre a temperatura. O calor é irradiado para "cima", e aquece-se por irradiação. Quanto maior a altitude, mais rarefeito torna-se o ar, ocorrendo também menor irradiação e, por conseqüência, menores temperaturas. O contrário ocorre em altitudes baixas"
(Coelho, Marcos A. e terra, Lygia. geografia Geral: o espaço natural e sócio-econômico. Moderna. p. 122 e 123. 2001).


A temperatura pode ser medida em medidas como graus Celsius( °C ), mais usual; graus Fahrenheit (°F), utilizada em países de colonização britânica como os Estados Unidos e Kelvin (K).

Precipitação


As NUVENS estão diretamente ligadas aos fenômenos meteorológicos, uma vez que as precipitações climáticas dependem de sua condensação. Elas são conjuntos de gotículas de água ou gelo suspensas na troposfera, formados a partir do vapor de água condensado. Há quatro tipos básicos de nuvens que dão origem a vários outros conforme combinados:

- Estratos: cobrem grande área, são horizontais, pouco espessas, situando-se entre 500 e mil metros altitude

- Cúmulos: possuem desenvolvimento vertical e parecem flocos de algodão em grande extensão. Provocam pancadas e temporais e situam-se entre 2 e 6 km de altitude

- Cirros: de aspecto frágil e fibroso, ocupam as altas atmosferas, acima de 8 km de altitude

- Nimbos: são as nuvens mais baixas; são cinzentas e provocam chuva.

A precipitação abrange todo fenômeno que esteja relacionado à condensação de vapor de água na atmosfera.

As precipitações superficiais dão origem aos nevoeiros e à neblina, e ainda ao orvalho e à geada. Essas manifestações ocorrem quando a nuvem se condensa na superfície. A NEBLINA e o NEVOEIRO são gotículas suspensas no ar; e o ORVALHO, observado nas plantas, é o vapor de água condensado pelo resfriamento do ar durante a noite encima dessas superfícies. A GEADA ocorre quando o orvalho se transforma em gelo após atingir temperatura nula ou negativa
As demais manifestações, como granizo, chuva e neve, não são superficiais. Elas são originadas pelas nuvens de vapor de água condensado muito acima da superfície terrestre que geram essas chamadas precipitações atmosféricas não-superficiais.

Chuva: Consiste na queda de água no estado líquido sobre a superfície da terra, não sendo obrigatorio atingir o solo. A chuva é a precipitação mais normal e a mais importante para nós e para os outros seres. Ela ocorre quando uma camada de ar frio entra em contato com uma nuvem cheia de vapor de água. Os 3 tipos básicos de chuva são:

- Frontal: chuva mais duradoura e menos intensa que se dá no contato de uma frente fria com uma frente fria

- Convectiva: chuva rápida e forte, que vem com trovões e algumas vezes até com granizo. Ocorre quando o ar encontra camadas frias em suas ascensões verticais, se precipitando após a condensação.

- Orográficas ou de relevo: ocorrem de maneira semelhante à da convectiva, pois a condensação se dá quando o ar alcança camadas frias e elevadas. A precipitação ocorre quando ele chega de forma horizontal às serras e montanhas e se condensa.

As chuvas ocorrem mais nas regiões equatoriais, moderadamente nas temperadas e menos nas polares. São mais comuns perto de oceanos do que na região central dos continentes e sua ocorrência é muito irregular em relação à sua distribuição geográfica e às épocas do ano.

Granizo: O granizo pode ser muito prejudicial a agricultura, pois causa vários danos. O transporte de gotas de água para as camadas frias e elevadas causa o congelamento das gotas na atmosfera, formando o granizo. Isso ocorre devido ao movimento vertical do ar, chamado corrente convectiva, que realiza esse transporte das gotas para as altas camadas atmosféricas. É a precipitação de pedras de gelo , podendo ser esférica ou irregular, com um diâmetro de no maximo 5mm. Tem grande poder destrutivo, podendo arruinar plantações e até mesmo amassar significativamente carros e furar tetos.

Saraiva: É a precipitação de pedras de gelo, se diferenciando do granizo apenas pelo tamanho do diâmetro, o qual , no caso da saraiva, seria de mais de 5cm.

Neve: Consiste na queda de cristais de gelo na superficie da terra. Ela é formada em altas nuvens, onde a temperatura está abaixo de zero e assim os vapores de água congelam-se. A neve é freqüente em regiões de clima frio e temperado.

Vento
O vento está diretamente relacionado às pressoas atmosféricas uma vez que, a movimentaçao do ar ( o vento ) é causada pelas diferanças entre pressoes atmosféricas : quando uma região está divergindo de pressão com outra regiao, eles tendem a esquilibrar-se, criando o vento. Por exemplo : Se uma regiao apresentar uma baixa pressão atmosférica, ela tenderá a buscar o equilibrio , ou seja, estará sujeita a “receber” pressões altas de outras regioes. Mas além da pressao atmosférica, a temperatura tambem influi na existência do vento. Isso ocorre por causa da diferença de temperaturas : quando em uma certa regiao o ar esquenta por causa da radiação, por exemplo, esse ar, agora quente, tende a subir porque ficou mais leve (como já foi visto no tópico da Pressao do Ar ). Assim , surgirá na regiao de onde ele saiu, um espaço que será preenchido por uma massa de ar menos quente e consequentemente mais densa, criando assim um deslocamento que chamamos de vento. Os principais tipos de vento são:

- Corrente do jato: corrente de ar muito veloz que ocorre nos níveis superiores da atmosfera. Importante à aviação, pode proporcionar economia de combustível às aeronaves que se impulsionarem por esses ventos.

- Alísios: ventos úmidos que ocorrem em regiões tropicais provocando chuvas

- Monções: sopram do oceano Índico para a Ásia, trazendo nuvens e chuva. Quando sopram no sentido contrario (no inverno), prejudicam a população com as secas.

- Brisa: vento próximo a superfície do mar. Durante o dia, sopram do oceano para o continente; durante a noite, do continente para o oceano

Circulação geral da atmosfera. Clique na imagem para ampliar.


 

O Maj Fenili é super legal!!