Tipos de Climas no Mundo

Tipos de clima no mundo. Clique na imagem para ampliar

Clima Tropical

O Clima tropical ocorre em regiões próximas dos trópicos tendo temperaturas muito elevadas com temperatura atmosférica média em torno de 18 °C em todos os meses do ano, não tendo inverno e com precipitação anual superior à evaporação potencial anual.

Nas regiões de clima tropical a variação diurna da temperatura é maior que a variação anual (ou sazonal) da temperatura média, isto é, entre o mês mais quente e o mês mais frio do ano.

Podem ser subdivididos da seguinte maneira:

Tropical de Floresta
A precipitação média mensal é superior a 60 mm em todos os meses do ano sem grandes variações na distribuição das chuvas. Este clima é típico de regiões próximas do equador, não possuindo estações do ano.

Exemplos:
• Singapura
• Belém do Pará

Clima Tropical Seco
Grupo de climas tropicais com uma estação seca em que a precipitação média mensal é inferior a 60 mm em pelo menos um mês por ano, ocorrendo geralmente devido à proximidade com desertos.

Exemplos:
• Honolulu
• Veracruz, México
• Townsville, Austrália

Clima Tropical de Monção
É influenciado pelos ventos de monções, que geram uma estação mais seca e outra, muito mais úmida, concentrando a grande maioria da precipitação anual
. Em alguns casos, a quase toda a precipitação anual está concentrada no período em que sopra a monção. Este tipo de clima, mais comum no sul da Ásia e leste da África, resulta dos ventos de monções que mudam de direção de acordo com a estação do ano.

Exemplos:
• Bangalore, Índia
• Colombo, Sri Lanka

Clima Subtropical
O clima subtropical é característico das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 ºC e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 ºC.

A vegetação nas áreas de clima subtropical é diferente conforme a altitude do local. Nas partes mais altas, ocorrem as florestas de araucárias. Nas planícies, há a predominância de campos, com vegetação rasteira de gramíneas, denominados pampas.


Clima Temperado
O clima temperado ocorre em regiões cuja temperatura varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10°C nos meses mais quentes e entre -3º e 18°C nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias.A umidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região. Os climas temperados classificam-se em:

Clima Temperado Mediterrânico
Devido à influências de ventos secos vindos do Saara, possui um verão mais quente e seco e um inverno frio e úmido.Ocorre no sul da África e numa faixa de terras que se estende do sul da Península Ibérica até Israel. O clima mediterrânico é o único onde a estação fria está associada à estação das chuvas.

Exemplos:
• Lisboa, Portugal
• Madrid, Espanha
• Roma, Itália

Clima Temperado Marítimo
Situam-se entre as latitudes 45º e 55º. Ocorre nas mesmas latitudes que o Temperado Continental, mas devido ao fenômeno da maritimidade (proximidade ao mar) tem uma amplitude térmica menor, um verão mais ameno e um inverno menos frio, mas também com ocorrência de neve. A chuva ocorre ao longo de todo o ano e não há meses secos, predominando a floresta de folha caduca. A menor radiação solar no início do Outono faz amarelecer e secar as folhas que acabam por cair, reaparecendo na primavera seguinte. As árvores têm mais folhas no Verão quando, ao contrário do Inverno, a radiação solar é mais intensa e os dias são mais longos.

Exemplos:
• Ponta Delgada, Açores
• Limoges, França
• Langebaanweg, África do Sul
• Prince Rupert, Colúmbia Britânica, Canadá.

Vegetação típica do clima temerado marítmico, durante o Outono. Clique na imagem para ampliar.

Clima Temperado Continental
Este clima é próprio das regiões do interior dos continentes em latitudes superiores a 45º. Caracteriza-se por uma relativa escassez de chuvas, sobretudo no inverno, devido à distância que as separa das áreas de influencia marítima, e por uma notável amplitude térmica estacional, causando um verão com temperaturas altas e um inverno com temperaturas baixíssimas e ocorrência de neve. A temperatura média anual é inferior a 10 °C.

Exemplos:
• Moscou, Rússia
• Chicago, Estados Unidos

Clima Equatorial
Ocorre nas regiões na proximidade com o Equador. Caracteriza-se por ter uma temperatura média alta no ano inteiro, com baixa amplitude térmica, além de um índice pluviométrico alto.

Clima polar
O clima polar ocorre na costa do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca e na Antártida. São regiões de ventos de grande intensidade e que ficam cobertas de gelo e neve durante todo o ano, exceto nas faixas litorâneas onde uma vegetação rasteira (tundra) aparece durante o curtíssimo verão. No inverno há dias em que o Sol não nasce e há dias no verão que o sol não se põe. Também possui altas amplitudes térmicas diárias e anuais. A precipitação é muito baixa, ocorrendo em forma de neve, principalmente no versão. As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30 ºC. No verão chegam aos -10 ºC e no inverno podem alcançar os -60 ºC.

Pôr-do-Sol no Pólo Norte em que a Lua está no seu ponto mais próximo da Terra. Clique na imagem para ampliar.


Clima Desértico
As regiões em que esse clima ocorre estão entre as mais inóspitas do mundo, pois tem uma amplitude térmica enorme (temperaturas diurnas em torno de 50°C e negativas à noite) e uma precipitação raríssima (geralmente chove uma ou duas vezes ao ano). Os desertos podem ser tanto quentes (Deserto do Saara), quanto frios (Deserto do Atacama).



 

O Maj Fenili é super legal!!