Latitude
A temperatura como a pressão atmosférica podem ser alteradas pelas diferenças de latitude, uma vez que os raios de sol não atingem da mesma forma toda a superfície da Terra: nas áreas de baixa latitude, próximas ao Equador, faz mais calor e nas regiões de altas latitudes, próximas dos pólos, faz mais frio. E além disso, nas áreas de baixas latitudes, a pressão é menor porque o ar se dilata e torna-se mais leve; já nas áreas de altas latitudes, em que o ar é mais pesado, a pressão é maior.

Maior Latitude = Menor Temperatura = Menor Pressão
Menor Latitude = Maior Temperatura = Maior Pressão


Altitude
A cada 200m de altitude há uma diminuição de 1°C , ou seja, quanto mais alto for, menor será a temperatura, isso porque, a atmosfera é aquecida por meio da irradiação de raios solares pela Terra. E, pela pressão atmosférica ser maior em lugares mais próximos ao nível do mar, quanto maior for a altitude, menor será a pressão e vice-versa.

Maior Altitude = Menor Temperatura = Menor pressão
Menor Altitude = Maior Temperatura = Maior pressão


Maritimidade
Como as águas do mar se resfriam e se aquecem muito lentamente, regiões litorâneas, por serem influenciadas pelos oceanos, têm temperaturas mais amenas e com pequenas variações de temperatura e assim, pequenas amplitudes térmicas. E, além disso, os oceanos tornam essa regiões mais úmidas e chuvosas por trazerem ventos carregados de umidade.

Continentalidade
As rochas aquecem-se muito rápido, quanto expostas à luz solar, porém, quando privadas dela, resfriam rapidamente, assim, regiões localizadas no interior dos continentes tendem a ter amplitudes térmicas altas e poucas chuvas.

Correntes Marítimas
As correntes quentes podem amenizar o clima, como acontece com a corrente do Golfo em relação à Europa,já as correntes frias, como a de Humboldt e a de Benguela, podem ser responsáveis pelo aparecimento de regiões desérticas.


 

O Maj Fenili é super legal!!